
&
A Moral
A moral é um conjunto de regras de convívio que possui dois aspectos: o íntimo do individuo e o seu modo de agir. A expressão advém do termo em latim morescujo significado se faz incompleto, visto que a palavra grega êthos significa o sentimento interno e externo, ou seja, pensamento íntimo e conduta. Outra palavra grega ethica que condiz com a acepção atual da palavra ética condizem atos, costumes e regras sociais de um determinado grupo. A junção imperfeita dos termos gera atuais conflitos de entendimento de tais expressões que necessitavam aqui serem explicitadas.
Os ensinamentos de Jesus atestam a necessidade da adequação do sentimento íntimo do homem com o sentimento divino, nisto se resume a reforma moral, visto que o espírito fora feito simples e ignorante e seu aperfeiçoamento decorre do sentido da vida, qual seja o aprimoramento do ser. Por que o Criador em sua magnitude e misericórdia quer que suas criaturas conheçam as etapas da vida e dêem valor a cada uma delas rumo a certeza da perfeição.
Segundo esclarece o Espírito de Verdade em resposta a pergunta de nº621 , encontrada no Livro dos Espíritos, o conhecimento humano da lei divina decorre da própria consciência. Portanto o despertar de consciência é conhecimento e aplicação da lei divina na vida íntima do individuo. Como bem esclarece o espirito Lancellin em sua obra Cirurgia Moral psicografada pelo médium João Nunes Maia:
”Se podes coordenar as tuas idéias, que o faças com harmonia. Se é do teu agrado disciplinar a tua fala, começa logo. Se podes dar cadência aos teus passos, que o faças também. Se podes vestir decentemente não deves esquecer-te de fazê-lo. Os outros caminhos norteados para a perfeição vão surgindo no páreo dos teus esforços e na busca, eles surgirão mais depressa, para que possas sentir a luz do discernimento com maior rapidez.
Trabalha com interesse de servir bem, que o teu trabalho se transformará em alegria. Dispensa os adjetivos que não correspondam às qualidades enobrecidas do Evangelho e avança para os qualificativos que honram toda a policromia enriquecida pelo Amor nas variadas estações dos sentimentos. Confirma tua passagem, por onde passares, com a clareza e a perfeição do que deves fazer, que o Belo sempre honra o seu genitor. Em tudo o que fizeres, lembra-te de fazê-lo bem. Não te esqueças jamais o talhe da perfeição, que ela devolverá a glória para o próprio artista.”
Muitos seres têm consciência da lei divina, mas insistem em permanecer acorrentados as vicissitudes humanas, esse status é meramente temporário, visto que a eternidade é muito longa para alguns anos ou séculos de ócio, deste modo o bem é inevitável a qualquer criatura e o seu tempo de burilamento depende do livre arbítrio individual.
Por fim, a reforma íntima se resume a adequação do sentimento do homem com Deus, algo que deve ser efetuado todos os dias por meio de reflexões de conduta do mundo interno e externo e analise crítica dos seus defeitos, qualidades e avanços para que cada um a seu tempo alcance a linha de chegada que é a perfeição.
O que é Reforma Íntima? Ela deve ser compreendida como a chave mestra para o sucesso de sua melhora interior e, conseqüentemente, da sua felicidade exterior.
• Para que serve? Renovar as esperanças interiores tendo por meta o fortalecimento da fé, a solidificação do amor, a incessante busca do perdão, o cultivo dos sentimentos positivos e a finalização no aperfeiçoamento do ser.
• O que fazer? Realizar atos isolados, no dia-a-dia levando-nos a melhorar as nossas atitudes, alterando para melhor a nossa conduta aproximando-a tanto quanto possível do ideal cristão.
• Por onde começar? Pela auto crítica.
• Como fazer a reforma íntima? Bem .....