algums Pessoa confundem Livre arbítrio com efectuar o que quis, sem que haver consequencias, dizendo que do contrário Não seria Livre arbítrio. Pois BEM, UMA liberdade de ações Sem limites Não existe. No conceito filosófico, minha liberdade acaba Quand se opõe a liberdade do outro, embora eu Posse ignorar a liberdade do outro como se Não houvesse limitações.
Um exemplo diss seria UM marido que impor a sua esposa que a mesma Não deixe seu lar de maneira algums , cerceando-lhe a liberdade, durante toda umha vida.
A ação dêsse marido Não Teve maiores consequencias para ele durante a sua vida, mas, na vida futura ou depois de sua morte, ele deverá responder por êsse ATO perante sua própria consciência de culpa .
sabiamente, o apóstolo Paulo de Tarso Já tinhamos nos prevenido que, tudo nos é permitido, mas NEM tudo nos é lícito.
Tamanho do Livre arbítrio.
Com os dizeres anteriores ficou claro que NOSSA Livre arbítrio é limitado e traça conseqüencia.
Jesus nos diss que somos deuses, e Quand ele diss Issos Não era umha figura de línguagem, ele sabia que poderíamos efectuar Coisa maravilhosas se assim quiséssemos, como andar sobre as águas. Essas e outras maravilhas está disponíveis a todos nós conforme utilizam o MELHOR NOSSA Livre arbítrio. Em meu entendimento, Um Homem como Chico Xavier, por dar as amostras necessario, podia realizar feitos que nós ainda nao podemos, como emitir Luzes, sons, ler pensamento e estar em mais de UM lugar ao mesmo tempo.
En A Gênese, Allan Kardec explica que tem diversas categorias de mundos de acordo com a evolução de seus seres vivos, e, como o Progresso da inteligência Não anda de braços dados com o Progresso da moral, em alguns mundos, os homens se tornamo Tao Inteligentes enquanto ainda São maus, que a Sua inteligência é utilizada para ferir centenas e até bilhões de criaturas. Quand os balões que êsse Homens habitam chegam a UM período de maturidade, êsse Homens São retirados de lã para que nao sejam "pedra de tropeça" aos bons que por lã ficam se Fazenda cumprir em todos os mundos a profecia de Cristo que diz que "os mansos herdarão a terra" e que "haverá separação entre o joio eo trigo."
Deus, portanto, se comporta como UM pai que instruí e nos dá mais liberdade de ação à medida que demonstramos ter responsabilidade para agir, da mesma forma como UM pai tira de perto de seu bebê objetos pontiagudos, ou farsa filhos maiores a irem à escola, Quand na verdade o bebê chore para pegar UMA tesoura e UM menino brigue para faltar de aula.
conclui entao que Livre Arbítrio é livre para escolha que temos dentro das limitações que nos impomos por falta de responsabilidade ou amadurecimento.
Nota. A Informação sobre a ubiqüidade de Chico Xavier foi tirada da entrevista com Divaldo Franco para o programa Transição, em comemoração ao centenário de nascimento de Chico. ue é o Livre-arbítrio? Abrindo "O Livro dos Espíritos", vamos encontrar no Capítulo X - Da Lei de Liberdade -, 3 ª Parte da obra, oito questões relacionadas com o Assunta Livre-arbítrio (Questões 843 a 850), em Quai os Espíritos superiores instruem-nos a respeito. Logo na questao 843, indaga o Codificador se o Homem Ele tem o Livre-arbítrio de seus atos. E os Espíritos Responde-me que Ele tem a liberdade de pensar, Ele tem também a de agir, porquanto, Sem o Livre-arbítrio ele seria máquina. En resposta a questao 845, os Espíritos afirmam que conforme se trate de Espírito mais ou menos adiantado, as predisposições instintivas me pode arrasta-lo a atos repreensíveis, porêm Não existe arrastamento irresistível. Basta que o Espírito (encarnado ou desencarnado), sendo consciente do mal que esteja ou se sinta arrastado, utilize a vontade no sentido de a ele resistir. verifica, no contexto Geral das Questões acima referidas, que nao ha desculpa óbvia para o mal que o Homem venha a gerar, umha vez que ele, por mais imperfeito que sejão, Ele tem a consciência do ATO que pratica - se é BOM ou se é mau. O Livre-arbítrio é UMA faculdade indispensável ao ser humano, Não nos resta qualque dúvida, pois, Sem ele, ja foi dito, o ser espiritual seria simples máquina ou robo, Sem qualque responsabilidade dos atos que viesse a gerar. É justamente a faculdade do Livre-arbítrio que emprestam ao Homem certa semelhança com o Pai soberano do Universo. E constitui desiderato pleno dêsse Pai magnânimo que os Espíritos, seus filhos, cresçam para a glória eterna, iluminando-se na prática da sabedoria e do BEM. A prática do mal cabelo Espírito, encarnado ou desencarnado, nao Ele tem qualque justificativo porque ele sabe Quand obra indevidamente. Caim, no exemplo bíblico, ao matar Abel, tinhamos plena consciência do que fazia enquanto o Fez às escondidas. O que faltou a Caim foi a compreensão de que nada irá oculto aos ôlho de Deus! Pode-se, verdadeiramente, lesar os homens, pode-se até mesmo lesar-se a si próprio, mas nunca lesar alguem a magnânima Justiça de Deus. esclarece-nos a revelação da revelação, ou "Os Quatro Evangelhos", que o Espírito antes de encarnar toma resoluções Quanta ao genero das provações, Quanta à extensão e ao termo delas, até mesmo Quanta à duraçao da existência BEM como Quanta aos atos que gerar problemas durante a mesma, no entanto, o emprego, o uso ou o abuso que ele FAZ da vida terrena muitas vêzes o impedem de atingir o limite eo BOM cumprimento dessa resolução (1 º Volume, pág. 139, 7 ª Edição FEB). Caso focado, o Espírito Teve o Livre-arbítrio de programar o que seria a sua encarnação, no entanto, em funçao do próprio Livre-arbítrio, por usar o mal ou Dê abusar, estragou UM BOM programa de vida. Ha, porêm, aqueles que procuram justificar-se com fundamento no esquecimento produzido cabelo véu da carne. Os Espíritos, todavia, em resposta à questao 392 de "O Livro dos Espíritos", Explica que "Não pode o Homem, NEM DEVE, saber tudo. Deus assim o quer em sua sabedoria. Sem o véu que lhe oculta certas Coisa, ficaria ofuscado, como Quem, Sem Transição, saisse do escuro para o claro. "E concluem:" Esquecido de seu passado ele é mais senhor de si. " Vejamos, por exemplo, UMA situação em que determinado indivíduo houvesse sido homicida em sua última encarnação e tivessemos programado para a atual existência a quitação dêsse crime. Não obstante a desnecessidade de desencarnar assassinado, ele Não teria paz até o dia de seu retorno à vida espírita. Estaria sempre sobressaltada e na expectativa da Presença de alguem que lhe viesse subtrair a vida física, se recordasse sua transgressão anterior. O esquecimento do passado é necessario, misericordioso, e justifica perfeitamente a prova ou provas a que todos estamos naturalmente submetidos, pois Essa é UMA das funções da vida corporal. Sentimos a importância do Livre-arbítrio Quand somos levados a tomar decisões que incomodam a consciência ... Isto significa Quanta o Pai celestial é BOM, nos ama e se preocupa com o NOSSA Progresso. Concede-nos o Livre-arbítrio, mas concede-nos igualmente a consciência, espécie de censor natural, que nos alerta Quand deles pretende abusar. A propósito queremos efectuar UM paralelo entre duas informaçoes ou elucidações em torno do Livre-arbítrio e as consequencias de Sua errado utilizaçao. Uma se encontra em "Os Quatro Evangelhos" ou revelação da revelação (lº Vol. Pág. 299, 7 ª Edição FEB), nos seguintes termos: "êsse Espíritos presunçosos e revoltados, cuja é os leva às condições mais materiais da Humanidade, São entao humanizados, isto é, para serem domados e progredirem sob a opressão da carne, encarnam em mundos primitivos, ainda virgens do aparecimento do Homem, mas preparados e prontos para Essas encarnações (grifos da obra). A outra se encontra em "O Evangelho segundo o Espiritismo "(Capítulo III, Item 16, Edição FEB), nos termos seguintes: "Já se vos Existe falado de mundos onde a alma recém-nascida é colocada, Quand ainda ignorante do BEM e do mal, mas com a possibilidade de caminhar para Deus, senhora de si mesma, na Posse do Livre-arbítrio. Já tambem se vos revelou de que amplas faculdades é dotada a alma para gerar BEM. Mas, ah! Existe as que sucumbem, e Deus, que nao os quer aniquiladas, lhes permite irem para êsse mundos onde, de encarnação em encarnação, elas se depuram, regeneram e Voltamo-dignas da glória que lhes fora destinada. " En ambas as elucidações, vê- se que o Livre-arbítrio é UM dom que o Espírito pode abusar, mas terá sempre de enfrentar as consequencias dêsse abuso, sofrendo encarnações destinadas a purificá-lo, transforma-lo, Regen-lo, o que nao deixa de ser pena de efeito verdadeiramente misericordioso. Os itens 16 e 17 dêsse capítulo de "O Evangelho segundo o Espiritismo" São constituídos de Uma Mensagem de Santo Agostinho, que DEVE ser lida atenciosamente cabelo espírita estudioso. Pois a questao Livre-arbítrio confunde bastante aqueles que a conhecem apenas superficialmente, literariamente, Sem analisar-lhe a profundidade científico-filosófica. Ha, ainda, aqueles que confundem Livre-arbítrio com direito, Quand São duas Coisa diferentes. No Livre-arbítrio temos UMA ação voluntariosa de escolha entre alternativas diferentes em que o ator é responsavel pelas consequencias do ATO. Na ciência do direito a responsabilidade do ATO praticada decorre da lei humana. A Doutrina Espírita exerce, portanto, consideravel papel em sua funçao de Consolador prometido cabelo Cristo de Deus: o de alertar as almas que atingiram determinado degraus da escala evolutiva, em que a alegação de ignorância Já Não atenua determinados erros cometidos em funçao do Livre-arbítrio. No que diz respeito aos habitantes de UM mundo em vias de mudança para estágio de regeneração, vale acentuar ainda, conforme vimos acima, a funçao da consciência como faculdade de alertamento no Processo opcional das alternativas para a ação. A Doutrina está no mundo para todos . Ela Não pertence aos espiritista. Enviou-a Jesus à humanidade. Os espiritista somos apenas seus instrumentos de exemplificação e divulgação Sem qualque outro "privilégio" alemão da consciência do Livre-arbítrio.