Quem nunca sentiu um afeto sem limites por um animal, conviveu com seu companherismo oi se vê constantemente inquirindo o porquê da presença dos a animais em nossas vidas? Louvado seja Deus na Natureza, mãe gloriosa e bela da beleza e com todas as suas criaturas. Pelo irmão Sol o mais bondoso, o verdadeiro, o belo, que ilumina criando a pura glória . A luz do dia!Louvado seja Deus pelas estrelas , belas , claras irmãs silenciosas e luminosas suspensas no ar.
Pela irmã Lua , que derrama o luar.
Louvado seja pela irmã nuvem, que há de dar-nos a fina chuva que consola.
Pelo céu azul e pela tempestade, pelo irmão vento, que rebrama e rola.
Louvado seja pela preciosa e bondosa água, irmã útil e bela, que btota humilde e casta e se oferece a todo o que apetece o gosto dela.
Louvado seja pela maravilha que rebrilha no lume o irmão ardente, tão forte, que amanhace a noite escura e tão amável que alumia a gente.
Louvado seja pelos seus amores.
Pela irmã Madre Tereza e seus primores, qye nos ampara e oferta seus produtos, árvores, frutos, ervas, pãos , e flores.
Louvado seja pelos que passaram por tormentos do mundo doloroso e contentes, sorrindo, perdoaram.
Pela alegria dos que trabalham.
Pela morte serena dos bondosos.
Louvado seja Deus na mãe querida, a Natureza, que fez bela e Forte.
Louvado seja Deus pela Vida.
louvado seja Deus pela Morte !!!!!!!
ANIMAIS, NOSSOS IRMÃOS INFERIORES Caros confrades internautas, esta página foi criada inspirada pelo amor aos animais, que como nós, são também filhos de Deus - portanto, nossos irmãos. Irmãos menores, mas irmãos. Menores e inferiores porque ainda não possuem a inteligência contínua. Lembrem-se que: enquanto o "Princípio Inteligente" pulula na Natureza entre os três reinos, ainda não possuem a "CONSCIÊNCIA DE SI MESMO" e nem o "PENSAMENTO CONTÍNUO", e o seu "LIVRE-ARBÍTRIO" é cerceado. Estas qualidades ele só adquire ao sair da fase animal e adentrando a FASE HOMINAL. O nosso codificador já repetiu aquilo que os Espíritos disseram: a Natureza nada faz aos saltos, a sua evolução é lenta e contínua.
E quanto ao seu "livre-arbítrio", somente com a sua evolução constante é que ele vai se desenvolvendo, tornando-se um atributo liberado ao depurar-se.
Delineia-se ao nosso entendimento que tudo aquilo que é criado por Deus - e todos os seres o são - tem o divino impulso evolutivo. A evolução, assim, para tudo e para todos é inexorável, por Lei Divina.
Vemos como se processa o aperfeiçoamento espiritual dos seres, desde sua criação, palmilhando os reinos naturais, do irracional ao hominal - tudo em sequência, obedecendo à escala progressiva perfeita.
Progresso alcançando ser a ser, mas sempre com auxílio permanente que emana do Criador, além daquele que pode e deve partir do próximo. Estamos convidando-os a refletir, repensarem, ao despertamento e a maravilha da criação de Deus. Vamos procurar fornecer, para isso, indicativos lógicos para a dedução de que, de início, fomos animais também...
Tal reflexão, se aceita, levar-nos-á ao indispensável abandono da indiferença para o que acontece com os animais - todos eles! Sendo o mundo uma grande casa-escola, cada ser vivo é um inquilino-aluno. Disto decorre que dever cristão individual e intransferível é aquele que levará o aluno da classe superior a arrimar o que vem mais atrás, em aprendizado incessante.
Com isso, estaremos ouvindo e agindo, segundo os ensinamentos de Jesus, relativos ao Amor Integral. Vida, liberdade, respeito e Amor são direitos que requeremos do mundo, de forma consuetudinária e ardente, por considerá-los bens inalienáveis.
Ora, se acreditamos que os animais são filhos do mesmo Pai, que aqueles direitos concede, qual a nossa responsabilidade em excluí-los desse contexto?
NOTA: É necessário que se dê um entendimento a todos, 1°. para dirimir dúvidas; 2°. para evitar que se criem conceitos errados.
LEI DO PROGRESSO: O estado natural é a infância da Humanidade e o ponto de partida do seu desenvolvimento intelectual e moral. O homem, sendo perfectível e trazendo em si o germe de seu melhoramento, não foi destinado a viver perpetuamente no estado natural, como não foi destinado a viver perpetuamente na infância. O estado natural é transitório (mesmo que dure séculos ou milênios, o que significa este tempo perante a eternidade), e o homem o deixa pelo progresso e a civilização. A Lei Natural, pelo contrário, rege toda a condição humana e o homem progride na medida em que melhor compreende e melhor pratica essa lei. (Allan Kardec - E.S.E.)
O que os Espíritos deixaram bem claro ao nosso Codificador é que o homem não é RETRÓGRADA; isto é, não retroage, significando isto que ao adentrar ao Mundo
Hominal, o PRINCÍPIO INTELIGENTE está na fase hominal rumo a perfectibilidade seguindo queira ou não a Lei Natural ou Lei do Progresso. Não sendo permitido o seu retorno. Então a METEMPSICOSE, É UM ERRO, UMA AFRONTA AS LEIS NATURAIS
Animais tem alma? 19/02/2002 - O que o Espiritismo fala sobre os animais; eles tem alma? Progridem? ou serão sempre animais? Porque eles sofrem? Eles tem Carma? Porque existem animais mais inteligentes? Esta é uma pergunta difícil de ser detalhada, mas sem dúvida o espiritismo tem uma resposta. Os animais não tem alma como nós os humanos, mas tem um princípio espiritual que sobrevive à morte do corpo. Segundo os espíritos disseram a Kardec, quando o animal morre, espíritos especializados recolhem esse princípio espiritual, que entra em letargia e é encaminhado para uma nova encarnação quase imediatamente. Este princípio inteligente, que ainda não é um espíritos, passará milênios incontáveis nesta condição, até chegar ao reino hominal, mas em mundos primitivos, onde o homem pouco se diferencia de um animal. Continua progredindo lentamente até adquirir consciência de si mesmo e desenvolver o livre arbítrio. Os homens progridem por sua vontade, mas os animais pela força das coisas ou do ambiente. Se eles permanecessem sempre animais seria uma injustiça, pois eles sofrem, são abatidos para a alimentação do homem, usados como cobaias e desenvolvem doenças como o câncer, por exemplo.
Mas eles não tem Carma, pois não tem livre arbítrio. Mas compreenda, caro amigo, que Carma é uma palavra das doutrinas indianas e não existe no espiritismo (preferimos ação e Reação ou causa e efeito). Os animais não são responsáveis pelos seus atos. Alguns são mais inteligentes pelos cuidados recebidos, ou talvez, porque progrediram um pouco mais do que os seus irmãos da mesma espécie. Respeitar e proteger os animais é um dever cristão.
Por que todos os animais merecem o céu?
Os animais são a representação da simplicidade e pureza da criação Divina. Neles, não há corrupção, maldade, pensamentos premeditados que visem ao prejuízo por prejuízo de seu próximo. Jesus disse aos apóstolos que deixasse vir a Ele as crianças e que se fizessem também como elas, que eram puras de coração, pois era delas o Reino do céu. Os animais são como crianças: são puros de coração e por isso merecem o céu.
Os animais existentes no plano espiritual – como os cães de Nosso Lar – evoluem dali para encarnações em escala mais elevadas, ou voltam a Terra como cães mesmo?
Assim como ocorre conosco, os animais evoluem muito mais no plano físico, pois as experiências neste plano não podem ser comparadas com o que ocorre no plano espiritual, no qual ocorrem os sofrimentos que poderiam servir de meio de evolução, mas são sofrimentos morais. Este aprendizado seria mais adequado aos seres humanos e não aos animais, que necessitam mais de experiências físicas como encarnados. Por isso os animais necessitam muito da experiência física em outra espécie, exceto se estivessem em fases intermediárias entre duas espécies, isto é, se estiverem estagiando no plano espiritual como espíritos da floresta (esta fase evolutiva se dá no plano espiritual).
Você acredita que alguma espécie animal poderá algum dia superar o ser humano e dominar o planeta Terra?
Não. Isso não é possível, apesar de alguns cientistas considerarem os golfinhos e baleias como sendo mais inteligentes que os seres humanos. O estágio de humanidade é superior ao estágio de animalidade. Necessariamente, os animais precisam passar pela fase humana para se tornarem superiores ao que são. Kardec perguntou sobre animais em mundos superiores e o Espírito de Verdade respondeu que, nos mundos superiores, os animais continuam a ser submissos aos seres humanos e são como servidores inteligentes.
Do ponto de vista espiritual, quais os animais mais evoluídos?
Sem querer respondi no tópico anterior que os golfinhos e baleias são considerados mais inteligentes que os seres humanos por possuírem cérebro maiores, com maior número de neurônios e maior rapidez nas sinapses. Possuem três vezes mais neurônios, que respondem dezesseis vezes mais rápido que os nossos. Os elefantes também são muito inteligentes, assim como os bovinos, os eqüinos, os cães, os macacos antropóides (gorilas e chimpanzés).
Há alguma diferença em termos de evolução entre pássaros e aves, peixes e mamíferos, também no aspecto espiritual?
São fases evolutivas pelas quais passam todos os animais. A evolução começa em fases bem primitivas, passando por outras mais avançadas e, entre essas citadas, as mais primitivas são os peixes, depois as aves e, por último os mamíferos. Por terem passado por essas fases anteriores, os mamíferos são mais experientes e, por conseqüência, mais evoluídos do que as aves; e estas têm mais experiência do que os peixes. Estes últimos são os mais experientes do que todos os outros seres inferiores na escala animal.
O que você pensa a respeito da alimentação à base de carne? Você faz uso?
Deixei de me alimentar de carne já faz alguns anos, e me pego pensando como demorei para me dar conta do que fazia. Só deixei de me alimentar com carne (de que nunca fui muito admirador) quando parei para pensar o que era aquilo que eu levava à minha boca. Quando parei para pensar, foi imediato o meu repudio. Não consigo nem pensar em me alimentar de partes de outro animal. Acredito, baseado em minha experiência, que muitas pessoas ainda não deixaram de comer carne porque simplesmente não pararam para pensar no que estão fazendo.
O que você pensa da eutanásia aplicada nos animais?
Acredito que a eutanásia, como meio de aliviar o sofrimento que não se pode conseguir aliviar com os métodos terapêuticos convencionais, não seja errada, desde que seja feita de modo brando, através de uma prévia anestesia. Os sacrifícios de animais por quaisquer outros motivos são atitudes condenáveis e, certamente, responderemos e sofreremos por isso futuramente.
Há suicídio no mundo animal? Como se explica e quais as conseqüências?
Esse é um assunto extenso e demoraria um espaço de tempo muito grande. Ocorrem sim suicídios entre os animais em alguns casos, mas as conseqüências para eles não são as mesmas para os seres humanos. Não há um umbral para os animais que se suicidam, eles não criam uma atmosfera de energia que os atraia aos abismos do mundo espiritual. Em vez disso, são tratados com todo respeito por entidades espirituais preocupadas com sua evolução. O livro Todos os Animais São Nossos Irmãos explica em detalhes esses processos.
Uma das cenas mais cruéis que observamos contra os animais são aquelas em que matam touros aos poucos e sob aplausos da multidão. Isso demonstra que os países envolvidos nessas práticas são menos evoluídos?
Dizer que esse ou aquele país é mais ou menos evoluídos em função de um ou outro aspecto é temeroso, porque cada pessoa de cada país é um indivíduo, e acredito que não são todas as pessoas que se divertem com espetáculos como esses. Mas o fato de algumas se divertirem com o espetáculo de sangue não demonstra evolução moral ou espiritual de quem quer que seja. Estas não devem estar mais evoluídas do que estavam os antigos romanos, que se divertiam ao verem pessoas morrendo nas arenas.
Apesar de estar havendo uma maior preocupação com os animais, você não acha que há casos em que as pessoas se preocupam mais com os animais do que com os seres humanos?
Em tudo devemos nos vigiar quanto aos desequilíbrios. O fato de nos preocuparmos com a saúde e bem-estar dos animais é uma conseqüência de nossa evolução, mas não podemos nos esquecer de nossa própria espécie - não podemos nos esquecer de que também somos animais. É demonstração de evolução nos preocuparmos com os animais, mas também como nossa espécie, com a mesma vontade. Desprezar os animais não é legal, mas desprezar os elementos de nossa própria espécie em função dos animais também não é algo que nos indicaria desenvolvimento espiritual. Tornar-se misantropo não é indicativo de evolução, nem moral nem espiritual.
Você não acha que é um exagero o fato de já existir salão de beleza e produtos de estética para animais?
O convívio com os seres humanos é um aprendizado importante para os animais que estão próximos de nós, mas acho que sim. É um exagero tratá-los como humanos. Isso os confunde e faz com que percam sua identidade. Devemos tratá-los com carinho, mas sem exageros que possam prejudicá-los mais do que ajudá-los a evoluir. Eles devem conhecer o amor e o carinho, mas não deveriam ser confundidos com excessos que não lhes acrescentam nada em termos evolutivos
Nenhum comentário:
Postar um comentário