Allan Kardec nasceu em 3/10/1804, em Lião, França, de antiga família lionesa, católica, cujo nome era Hippolyte Léon Denizard Rivail era seu nome (conforme livro de batismo).
Ele usou o nome Allan Kardec, que era o nome de uma encarnação anterior, nas obras espíritas para não confundir com as obras pedagógicas que tinham seu nome de batismo. Ele não quis misturar as coisas ou confundir as pessoas e assuntos.
Ao redor dos 11 anos de idade, seus pais o enviaram para estudar em Yverdum, na Suíça, no Instituto de Educação do célebre pedagogo Pestalozzi.
Possuía vasta cultura humanística e conhecia o alemão, o inglês, o italiano, o grego, o latim, todavia não foi médico, como às vezes se ouve dizer.
Além de lecionar, Rivail escreveu inúmeras e importantes obras pedagógicas.
Ele fundou e dirigiu uma “Escola de Primeiro Grau”, mas foi fechada por dificuldades financeiras que um seu tio causara.
Casou-se com a professora Amélia Gabriele Boudet, que lhe foi companheira dedicada e valiosa colaboradora. Não tiveram filhos.
Um dia, foi convidado por um amigo, para participar de reuniões onde pessoas reuniam-se em torno de uma mesa de três pés e faziam perguntas a que os espíritos respondiam por meio de pancadas. Essa prática tornou-se moda na Europa, ao redor de 1850-52, e alcançou os salões de Paris, onde morava o Prof. Rivail.
Homem de cultura geral, Rivail já se interessara pelos estudos do magnetismo, mas foi somente a partir de 1855 que começou a ter contato com os fenômenos das "mesas girantes" e "comunicações do além-túmulo."
Dessas comunicações surgiram informações que resultaram no nascimento dos livros da codificação: O LIVROS DOS ESPÍRITOS, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, A GÊNESE, O CÉU E O INFERNO E O LIVRO DOS MÉDIUNS.
O Espiritismo veio complementar os ensinamentos do Cristo mostrando que a vida não começa no momento que nascemos e que não acaba no túmulo. Mostrar que quando transgredimos as leis de Deus teremos que reparar nesta ou em outra encarnação. É a lei de causa e efeito.
Em 31/3/1869, em Paris, com 64 anos, entre 11 e 12 horas, pelo rompimento de um aneurisma, em pleno labor de estudo e organização de novas tarefas espíritas e assistenciais que Kardec desencarna, cumprindo, e muito bem, a missão.
Resumo da vida de Allan Kardec
Nenhum comentário:
Postar um comentário